De acordo com o International Science Council (ISC), as Liberdades e responsabilidades na Ciência passam por:
O direito de compartilhar e se beneficiar dos avanços na ciência e tecnologia está consagrado na Declaração Universal dos Direitos Humanos, assim como o direito de se envolver em pesquisas científicas, de buscar e comunicar conhecimentos e de se associar livremente em tais atividades. Os direitos andam de mãos dadas com as responsabilidades; na prática responsável da ciência e na responsabilidade dos cientistas de contribuir com seus conhecimentos no espaço público. Ambos são essenciais para a visão do ISC da ciência como um bem público global.
A Princípio de liberdade e responsabilidade na ciência: a prática livre e responsável da ciência é fundamental para o avanço científico e o bem-estar humano e ambiental. Tal prática, em todos os seus aspectos, requer liberdade de movimento, associação, expressão e comunicação para os cientistas, bem como acesso equitativo a dados, informações e outros recursos de pesquisa. Exige responsabilidade em todos os níveis realizar e comunicar o trabalho científico com integridade, respeito, justiça, confiabilidade e transparência, reconhecendo seus benefícios e possíveis danos. Ao defender a prática livre e responsável da ciência, o Conselho promove oportunidades equitativas de acesso à ciência e seus benefícios e se opõe à discriminação com base em fatores como origem étnica, religião, cidadania, idioma, opinião política ou outra, sexo, identidade de gênero, orientação sexual, deficiência ou idade. Para que a ciência progrida com eficiência e seus benefícios sejam compartilhados de forma equitativa, os cientistas devem ter liberdade científica. Isso inclui a liberdade individual de investigação e troca de ideias, liberdade para chegar a conclusões cientificamente defensáveis e liberdade institucional para aplicar padrões coletivamente científicos de validade, replicabilidade e precisão.
O ISC busca defender quatro liberdades científicas fundamentais:
- Liberdade de movimento;
- Liberdade de associação;
- Liberdade de expressão e comunicação; e
- Liberdade de acesso a dados e informações
Não sei se é por estarmos a comemorar os 50 anos do 25 de Abril, mas é um tema que me faz pensar e refletir como por vezes esta liberdade é condicionada…