Hoje gostava de vos passar a minha opinião relativamente ao que ainda de deve fazer para passar a mensagem de que depois de cozinhar ainda temos muito para reutilizar!
As crianças que passaram pelas atividades que tivemos, a Free to Be, a dinamizar no dia da Alimentação no Cartaxo, tiveram muito mais facilidade em saber os nomes das plantas aromáticas do que o que se podia fazer com o lixo depois de cozinhar… talvez por estarmos em meio rural…
Todos temos a noção que existiu um retrocesso em relação aos resíduos. Tivemos campanhas muito positivas em relação ao seu destino final, mas sempre muito relacionado com a reciclagem.
Considero que temos que intervir mais a montante. Temos primeiro que repensar e verificar nas nossas compras se precisamos mesmo do que queremos comprar, que tipo de embalagem tem e que quantidades devemos comprar.
Depois de comprarmos, maximizarmos o seu uso. Não pensarmos nos recursos apenas para um ciclo de utilização, o que podemos fazer depois do primeiro ciclo de utilização. Temos que potenciar o recurso financeiro que utilizamos.
O descartar sem potenciar outro uso é um custo adicional para nós. Porquê? Porque temos maior quantidade de resíduos a necessitarem de ser recolhidos. E porque a utilização de uma caixa para fazer uma prenda, faz com que não necessitemos de gastar mais a comprar a dita prenda.
Vamos repensar nos recursos? Para cozinhar e não só…