Luz, Acústica e Térmica com HBIM

por Susana Lucas
0 comentário

Durante o congresso da semana passada da Virtual Heritage Network, em Dublin, tive a satisfação de falar com Pedro Luengo da Universidade de Sevilha que efetuou uma apresentação sobre o tema: Approaches to Baroque Light in a Global Religious Context.

Numa primeira perspetiva pode parecer que nada tenho relacionado com o assunto.

Contudo apenas com uma curta conversa, conseguimos verificar vários pontos em comum… quais? Aqui vão:

– Primeiro considerei com a análise do estudo da iluminação natural em locais, de culto ou não, é um tema interessante.

– Verificamos que entre Portugal e Espanha existe uma distinção no edificado tradicional entre o norte e sul, tanto por questões de necessidade de iluminação natural, como questões térmicas, sendo a realidade comum para a zona Ibérica.

– Existe assim diversas áreas de comum interesse em termos de estudo do património, luz, térmica e acústica, em especial em termos Ibérico.

– Por fim verificamos que somos 2 países que tiveram o seu impacto na construção nas colónias, será que foi tido em conta questões locais ou apenas levar a nossa cultura para lá?

Claro que este estudo com o desenvolvimento de modelo 3D do existente torna mais fácil a análise com os devidos programas. Assim nesta área consideramos que a Ibéria pode ser um elo de ligação… que dizem?

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais