Mais outro SEI… e em Portugal!

by Susana Lucas
1,1K visualizações
A+A-
Reset

Já tinha abordado a questão de existe outro site, neste caso de uma instituição SEI, em Estocolmo. Agora através da ANI (Agência Nacional de Inovação), descobri um projeto SEI em Portugal!

E do que se trata?

O projeto está a ser desenvolvido pela Microio – Serviços de Electrónica Lda, estando definido que:

SEI – Sistema de Estacionamento Inteligente tem por base características e funcionalidades provenientes do desenvolvimento do projeto de I&DT SEI – Conceção e desenvolvimento de Sistema de Controlo de Estacionamento Inteligente (S.I. QREN, concluído em 2015). Trata-se de um sistema que tem vindo a ser continuamente melhorado a todos os níveis, quer em termos da sensorização, camada de comunicações ou plataformas de utilizador e interoperabilidade. Considerando-se, atualmente, que se trata de um sistema com características e potencialidades equivalentes, se não superiores, às da competição.

  • Ao nível dos sensores: a deteção é realizada através de um magnetómetro digital de 3 eixos; o encapsulamento é feito com epóxi endurecida, robusto, estanque e sem contacto direto com o exterior; não se requer cablagem, os sensores apresentam comunicações sem fios e incluem baterias que lhes proporcionam autonomias superiores a 5 anos; são de fácil instalação, a fixação ao solo é feita através de colas asfálticas, sem necessidade de perfuração; e viabilizam instalações indoor e outdoor;
  • Ao nível da camada de comunicações: os sensores suportam LoRa ou SIGFOX, apresentando, portanto, no segundo caso, um endereço único e mapeamento na rede SIGFOX sem necessidade de gateways ou camadas de rede intermédias. A SIGFOX possui uma infraestrutura que gere a rede e todos os pacotes, tendo ainda a capacidade de entregar os pacotes aos seus destinatários;
  • Ao nível da plataforma de controlo e funcionamento do sistema: apresentam-se modos de funcionamento configuráveis, ajustáveis conforme o tipo de aplicação; escalabilidade; compatibilidade/interoperabilidade com outros sistemas (painéis sinalizadores, indicadores luminosos, pórticos, alarmes, entre outros) e entidades (utilizadores, gestores, fiscalização); e múltiplas ferramentas de monitorização e análise dos dados provenientes dos sensores.

Muitos parabéns pelo projeto e outros que vi que considerem muito interessantes se quiserem dar uma espreitadela passem por este link.

Mais um SEI de sucesso!!!

O que achas disto?

Partilha a tua reação ou deixa um comentário!