Manutenção – Conceitos e terminologia aplicados à Construção

por Susana Lucas
2 comentários

Estando a lecionar a UC de Conservação e Manutenção Preventiva do Mestrado de Conservação e Reabilitação do Edificado da ESTBarreiro/IPS tento efetuar uma comparação e adaptação dos conceitos existentes na EN 13306. Esta norma está mais vocacionada para os equipamentos do que para os elementos de construção. Contudo considero que existe forma de “adaptação”.

Por exemplo o conceito geral de Manutenção podemos analisá-lo para um equipamento como para um material de construção. Vejamos:

Manutenção é a combinação de todas as ações técnicas, administrativas e de gestão, durante o ciclo de vida de um bem (quer seja ele equipamento ou elemento de construção), destinadas a mantê-lo ou a repô-lo (consoante o tipo de manutenção efetuada…) num estado em que possa desempenhar a função requerida.

Contudo quando passamos para terminologias mais específica, como por exemplo o estado do bem, já se torna mais difícil a analogia para os elementos de construção… por exemplo estado de repouso, quando não está em funcionamento durante o tempo em que não é requerido, ou estado de espera quando está em repouso o tempo em que é requerido. Usualmente estes casos para os elementos de construção não existem (se estivermos por exemplo a falar de elementos construtivos), mas talvez para as redes prediais já possa ser adaptado.

O que diz a Boa Gente sobre o assunto?

 

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

2 comentários

Avatar
Eddie Hoefler 3 de Agosto, 2017 - 9:45

Well I truly enjoyed reading it. This tip provided by you is very useful for accurate planning.

Responder
Avatar
Susana 5 de Agosto, 2017 - 2:46

Hello there! Thank you very much for the kind and encouraging comment.

Responder

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais