Medir Sustentabilidade dos Projetos de Construção para os Territórios

por Susana Lucas
2 comentários

Os territórios e as cidades encontram-se em constante transformação. Este é desde logo um aspeto que temos que ter em consideração. O que é o centro hoje daqui a 100 anos pode ser periferia e pode daqui a 200 anos voltar a ser centro.

Cada vez mais existe necessidade de intervir nos territórios. Contudo em meio urbano, já consolidado, por vezes não é possível efetuar a larga escala, quer por questões de ocupação existente, quer por limitações de investimento.

Existe cada vez mais preocupações com vista à Sustentabilidade dos territórios e das cidades. É relevante a verificação do que o que se projeto para um dado espaço pode contribuir para a Sustentabilidade do território.

A reflexão ponderada com base em critérios de Sustentabilidade para os projetos de construção torna-se cada vez mais necessária e recomendada, em termos internacionais ISO 37120:2014 – Sustainable development of communities — Indicators for city services and quality of life, como nacionais com a Resolução de Conselho de Ministros N.º 61/2015 – Cidades Sustentáveis 2020 (que já abordei em artigos anteriores).

Já existem assim mecanismo de definição da Sustentabilidade nas Cidades. Contudo ainda não é possível verificar qual a contribuição de cada projeto de construção para essa Sustentabilidade, esse é um desafio mas também uma necessidade.

Para a avaliação da Sustentabilidade de um projeto de construção já existem diversos sistemas, metodologias ou indicadores, tanto nacionais como internacionais. Contudo existir possibilitar uma forma de aferir essa Sustentabilidade no território onde o projeto de construção se insere ainda não existe, permitindo de alguma forma efetuar a ligação projeto/território.

Assim terá que se desenvolver um mecanismo de ligação entre as metodologias de avaliação da Sustentabilidade na Construção e as medidas definidas para a Sustentabilidade dos Territórios.

Esta nova perspetiva dos projetos de construção poderá contribuir para uma nova forma de abordar e planear as intervenções nos territórios, potenciado a sua Sustentabilidade!

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

2 comentários

Avatar
Bryon Battistini 3 de Agosto, 2017 - 8:34

Hi my friend! I want to say that this post is awesome, nice written and include approximately all significant infos. I’d like to see more posts like this.

Responder
Avatar
Susana 5 de Agosto, 2017 - 2:16

Hello there! Thank you very much for the kind and encouraging comment.

Responder

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais