Já venho a refletir sobre o que devemos lecionar ou mesmo passar como conhecimento no Ensino Superior há algum tempo. Considero que devemos refletir e agir – mudar.
Por isso um dia deste fiquei muito agradada quando alguém de outro Pais da Europa o apresentou numa conferência cá em Portugal. Os requisitos a passar de conhecimento têm de devem ser diferentes.
Temos um grande e fantástico desafio pela frente, para garantir o melhor enquadramento possível das gerações futuras de profissionais no mercado de trabalho. Parece difícil? Acreditem não é!
Falaram de 3 pilares: Engage, Apply Trainnig, Research.
O primeiro está relacionado com o empenho. Não podemos ter profissionais que à primeira contrariedade desistam. Tem que ser profissionais que acreditam, que confiam em si próprios e que tentam, tentam e tentam.
Treino aplicado ou com prática. Cada vez mais o conhecimento tem que ser menos teórico e mais aplicado. É importante experimentar. É muito importante errar. É muito importante conseguir dar a volta e chegar ao resultado. Temos que ter profissionais preparados para procurar a solução esteja ela onde estiver.
Pesquisar. Num mundo com cada vez mais informação, temos que ter profissionais que consigam pesquisar, consigam filtrar informação e consigam utilizar a informação de forma correta.
Por isto tudo considero que quem está como profissional no Ensino Superior, tem um fantástico futuro de desafios pela frente… o que acham?