A semana passada na passagem pelo Instagram da @yogagirl, verifiquei que ela está muito alarmada por terem detetado 3 espécies, não visíveis, de mofo na sua casa, muito tóxicas. Saiu de casa, não sabe o que fazer, nem como resolver. Pelo que vi tem estado numa casa alugada. O que sentia era que quando estava em casa não conseguia estar a 100% e a sua filha de 3 anos apresenta equizema.
Assim numa pesquisa descobri o site www.housebeautiful onde nos apresenta as diversas tipologias que podem aparecer nas nossas casas:
1) ACREMONIUM
Classificação: Tóxico (o que significa que pode ser prejudicial)
Aparência: começa como um mofo pequeno e húmido e se transforma em uma substância pulverulenta. Geralmente é rosa, cinza, laranja ou branco.
Localização: normalmente cresce em sistemas domésticos, como humidificadores, serpentinas de resfrigeração, recipientes de drenagem e selantes de janelas. Às vezes também é conhecido por crescer ao lado de strachybotrys (mofo preto) e outros.
Riscos: A exposição a este tipo de mofo é perigosa. Os riscos podem incluir doenças da medula óssea e do sistema imunológico, bem como função cerebral prejudicada.
2) ALTERNARIA
Classificação: Alérgico (o que significa que pode fazer você tossir, ter urticária e coceira nos olhos lacrimejantes; é o tipo mais comum de fungos alérgicos)
Aparência: Tem uma textura aveludada com ” cerdas verdes escuras ou castanhas ”
Localização: normalmente você pode encontrar esse mofo em chuveiros, banheiras e abaixo de pias. Muitas vezes significa danos causados pela água e se espalha rapidamente.
Riscos: sintomas de asma
3) ASPERGILLUS
Classificação: Alérgico, mas capaz de ser tóxico, dependendo da espécie
Aparência: “Esporos longos em forma de frasco que podem formar camadas grossas ou paredes de mofo.” Porque existem mais de 185 espécies de Aspergillus, ele vem em muitas cores diferentes.
Riscos: Risco menor, no entanto, existem descrições que relatam “as reações mais graves incluem infeções respiratórias, reações alérgicas e pulmões inflamados”. Certas espécies desse mofo podem produzir um cancro mortal chamado aflatoxina
4) AUREOBASIDIUM
Classificação: Alérgico
Aparência: normalmente uma cor rosa, vermelha ou preta, mas à medida que envelhece, geralmente torna-se um vermelho mais escuro.
Localização: frequentemente encontrado atrás de papel de parede ou em superfícies pintadas / de madeira.
Riscos: infeções nos olhos, pele e unhas.
5) CHAETOMIUM
Aparência: Este mofo texturizado semelhante ao algodão geralmente começa na cor branca e, eventualmente, escurece com o tempo, de cinza a vermelho e preto.
Localização: normalmente em edifícios que são muito danificados pela água, especificamente seu telhado, cave, canos e corete técnica. Cuidado com o cheiro de mofo.
Riscos: infeções de pele e unhas
6) CLADOSPORIUM
Classificação: Alérgico
Aparência: mofo de cor verde oliva ou vermelha com uma textura semelhante a camurça.
Local: frequentemente encontrado em carpetes, tecidos, estofados, pisos de madeira e armários
Riscos: problemas respiratórios
7) FUSARIUM
Classificação: Alérgico e Tóxico
Aparência: rosa, branco ou vermelho
Local: Normalmente encontrado em carpetes, papéis de parede e outros tecidos. Ele cresce naturalmente na comida e se espalha rapidamente.
Riscos: infeções de pele e sintomas de reações alérgicas (por exemplo, dor de garganta, coceira nos olhos, espirros, etc.). “A exposição prolongada ao fusarium pode causar outras condições graves e potencialmente fatais, como infeções ósseas ou abscesso cerebral”, relata AerIndustries . Eventualmente, as toxinas podem danificar o sistema nervoso e causar hemorragia potencial e sangramento interno.
8) MUCOR
Classificação: Alérgico
Aparência: Branco ou cinza na cor, cresce em manchas grossas rapidamente
Localização: próximo a unidades de AVAC, tubagens de AVAC e tapetes velhos e húmidos onde há humidade da condensação
Riscos: Asma e/ou sintomas semelhantes aos da gripe. Em casos graves, pode causar mucormicose – uma infeção fúngica, que pode danificar e infecta os olhos, nariz, pulmões e cérebro.
9) PENICILLIUM
Classificação: Alérgico
Aparência: De cor azulada ou esverdeada com textura aveludada.
Localização: Edifícios danificados pela água – principalmente em colchões, tubagem, papel de parede e tapetes. Ele também se espalha rapidamente.
Riscos: Ao contrário dos antibióticos produzidos a partir disso, esses esporos de fungos podem se mover facilmente pela casa no ar e ser inalados, causando problemas respiratórios, inflamação pulmonar, asma e potencialmente sinusite crônica.
10) STACHYBOTRYS (também conhecido como bolor negro)
Classificação: Tóxico
Aparência: Verde escuro ou preto, com uma textura viscosa
Local: áreas que ficam húmidas, molhadas e por semanas, incluindo madeira, papelão e vime
Riscos: Problemas graves de saúde (ou seja, dificuldade para respirar, fadiga, sinusite e depressão), bem como problemas neurológicos e sangramento pulmonar em crianças e bebês.
11) TRICHODERMA
Classificação: Alérgico
Aparência: manchas geralmente brancas e verdes lanosas, embora haja 5 subespécies diferentes
Local: tecidos húmidos, papel de parede, carpete e outras superfícies, bem como áreas húmidas onde a condensação se acumulou (ou seja, filtros AVAC e suas tubagens)
Riscos: “A maioria dos fungos tricodermáticos não é patogênica”, afirma a AerIndustries , mas outros tipos produzem micotoxinas, que podem causar sinusite, reações alérgicas e outros problemas de saúde
12) ULOCLADIUM
Aparência: na cor preta, normalmente
Local: frequentemente encontrado em cozinhas, banheiros, caves e janelas onde há danos extremos de água ou níveis de alta condensação
Riscos: podem causar reações graves, como febre do feno, infeções de pele, sintomas de asma e dificuldade para respirar
Com certeza que a primeira coisa a fazer é tentar eliminar a causa do seu aparecimento, não vale a pena limpar ou outra medida antes de resolver a sua causa. Pode sempre existir a colocação de um purificador de ar para mofos… pelo menos para remover o que ainda exista depois de resolvermos a causa.
Temos ter consciência que a nossa casa pode ser promotora da nossa saúde mas pode também nos provocar doenças, temos que estar atentos e manter a casa!