Municípios Pequenos são Menos Sustentáveis: Será?

por Susana Lucas
0 comentário

Os municípios de pequena dimensão são os que têm pior desempenho em termos de sustentabilidade, enquanto os de grande e média dimensão são globalmente mais sustentáveis, segundo os resultados de um ‘ranking’ integrado.

De acordo com o Rating Municipal Português (RMP), Lisboa, Porto e Oeiras foram, em termos globais, os municípios mais sustentáveis do país em 2018 e Celorico da Beira, Góis e Alijó os menos sustentáveis.

O RMP, apresentado pela primeira vez e com o apoio da Ordem dos Economistas, é um modelo integrado de avaliação dos 308 municípios em 25 indicadores ponderados, reunidos em quatro dimensões principais: ‘governance’, serviços ao cidadão, desenvolvimento económico e social, e sustentabilidade financeira.

Desculpem? Acredito que as métricas adotadas e respetivas ponderações são excelentes e foram corretamente aplicadas. Contudo considero que não se podem comparar cidades com dimensão, geografia, serviços entre outros completamente distintos. Se fosse a qualidade do ar, a qualidade acústica, espaços verdes naturais entre outros aspetos, com toda a certeza que podíamos ter resultados distintos. Não acham?

 

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais