O Buraco do Ozono

por Cristina
0 comentário

Nem tudo são más notícias quando nos referimos ao nosso impacto no meio ambiente. As concentrações de químicos perigosos na atmosfera diminuíram 50% desde 1980 e estima-se que o buraco do ozono pode ficar totalmente fechado daqui a 50 anos, em 2070, graças à cooperação global.

A camada do ozono protege a vida na Terra das radiações ultravioleta vindas do sol. Estas radiações, entre outras coisas, podem provocar cegueira e cancro cutâneo.

O buraco do ozono foi identificado em 1985 tendo como causa os CFC presentes nos aerossóis, frigoríficos e ar-condicionado.

Desde 1987, quando foi assinado o Protocolo de Montreal, os CFC foram banidos de quase 200 países a nível mundial. Esta cooperação mundial tem feito com que a camada do ozono tenha vindo a recuperar ao longo dos anos, principalmente devido à diminuição dos gases químicos perigosos que eram libertados para a atmosfera.

Para além de regenerarmos o nosso planeta, esta recuperação da camada do ozono faz com que se evite cerca de 2 milhões de casos de cancro cutâneo anualmente e ainda ajuda na economia diminuindo os danos provocados pelas alterações climáticas na pesca, agricultura e em várias indústrias.

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais