O dia em que se esgotam os recursos naturais

por Cristina
0 comentário

A passada quarta-feira, dia 2 de agosto, foi o dia em que a Humanidade esgotou os recursos naturais do planeta. Mas afinal o que quer isso dizer? Quer dizer que utilizamos mais recursos ecológicos, como água, solos e ar puro, do que a natureza consegue regenerar durante um ano o que nos coloca a viver num planeta insustentável. A partir desse dia todos os recursos naturais que usamos são insustentáveis a longo prazo.

Durante um ano utilizamos cerca de 170% do que a natureza nos consegue fornecer.

Só as emissões de gases com efeito estufa contribuem em 60% para a pegada ecológica da Humanidade. É um bom ponto para começar a cortar…. Várias organizações mundiais fomentam o papel de cada indivíduo nesta caminhada, sugerindo comer menos carne, utilizar menos combustível fóssil e tentar eliminar o desperdício alimentar.

Deixo para reflexão esta imagem que mostra quantas “Terras” consome cada país. Sugiro ainda o cálculo da pegada ecológica de cada um através do site www.footprintcalculator.org.

———————————————————————————–/——————————————————————————-

Espero que esta reflexão da Cristina seja um bom contributo para o aberta da necessidade de termos que alterar as nossas necessidades de recursos para menos claro…

Da minha parte hoje na Engenharia e Construção vou abordar o tema da Resiliência Urbana.

Venham os vossos comentários!

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais