O Futuro do Trabalho

por Cristina
0 comentário

Tal como muitos da minha geração, eu preciso de me sentir constantemente desafiada para me sentir realizada a nível profissional. Será um problema da minha geração? Será um problema ou apenas uma característica?

Não gostamos da apelidada “estabilidade” e procuramos o risco na nossa vida profissional. Procuramos e implementamos coisas novas a que muitos chamam de loucura. Talvez por isso sejamos os grandes responsáveis pelas alterações enormes que o mundo do trabalho está a sofrer. A automação, a robótica, as novas tecnologias no geral, têm cada vez maior impacto nos empregos, tarefas e técnicas usadas no dia-a-dia. Mas há uma imensidão de outros fatores que influenciam a natureza e qualidade dos trabalhos tais como a mobilidade laboral, migração, alterações demográficas, qualidade e rapidez de aprendizagem de novas qualificações.

Estas alterações são adoradas por muitos e odiadas por outros tantos. Na minha opinião, são alterações que vieram para ficar (a constante alteração) e não é uma moda passageira como muitos querem fazer parecer. Há assim que encarar 3 vertentes que devem ser o nosso principal foco caso nos queiramos sentir permanentemente realizados: contribuir com as alterações tecnológicas, a aprendizagem constante e aceitar a mobilidade profissional.

Naturalmente, a base da nossa vida não deverá ser o emprego, mas “se fizeres o que gostas não terás que trabalhar um único dia da tua vida”.

——————————————————————–/——————————————————————-

O futuro, ou mesmo presente, das profissões está a ser alterado! Esta reflexão da Cristina torna simples o que por vezes se complica. Temos que ter a noção que o trabalho não é estável. Podemos encarar isso como um desafio e potenciar o melhor!

Da minha parte na Engenharia e Construção abordo o tema dos fundos de investimentos e a Engenharia Civil.

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais