Obras no Prazo – Será com o BIM?

por Susana Lucas
2 comentários

Hoje tive que passar pela ponte 25 de Abril, para rumar a Sul, mais propriamente a Sesimbra. Como gosto desta ponte, aliás tenho algum fascínio por pontes, considero que são obras de engenharia civil sempre interessantes e bonitas!

No caso da ponte 25 de Abril aprendemos e ensinamos que sendo metálica é flexível por isso é um sítio bom para estar quando existir um sismo (com referiu o prof. Manuel Lopes à uns dias na TVi).

Contudo existe outra particularidade desta obra que gostava de relembrar, ter sido efetuada antes do prazo.

Antes desta crise que estamos a atravessar (à quem diga que já está a passar mas na minha opinião o sector da construção em Portugal nunca mais vai ser o mesmo…) existiu cerca de 20 anos de construção quase exponencial, contudo os prazos não eram exponenciais mas no mínimo alargados tendo em conta o previsto.

Com a nova realidade que se perspetiva para a indústria da construção (no Reino Unido já é a realidade…) com a necessidade (e obrigatoriedade, será?) de utilizar ferramentas de BIM (Building Information Modelling), será que podemos prever corretamente os prazos para as obras?

Teoricamente qualquer um diria que sim. Se tivermos toda a informação corretamente inserida num modelo devia ser possível prever o prazo das obras. Mas eu coloco um desafio de um caso que me aconteceu numa obra: tinha uma equipa de execução de ferro em obra de um subempreiteiro e outra equipa de empreiteiro geral. Não tinham nem de perto nem de longe os mesmos rendimentos nem a qualidade da execução era a mesma… como podemos simular esta realidade? Fica o desafio!

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

2 comentários

Avatar
Rusty Etringer 3 de Agosto, 2017 - 9:17

I was suggested this web site by my cousin. I’m not sure whether this post is written by him as no one else know such detailed about my difficulty. You are amazing! Thanks!

Responder
Avatar
Susana 5 de Agosto, 2017 - 2:25

Hello there! Thank you very much for the kind and encouraging comment.

Responder

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais