Onde estão os Arquitetos que colocam o Ambiente em primeiro lugar?

por Susana Lucas
0 comentário

Um artigo no The Guardian de Rowan Moore com o título “Were are the architects who will put the environment first?” E subtítulo, Devemos parar de construir aeroportos? Retornar à lama e terra? A crise climática é uma oportunidade para o pensamento criativo, mas os valores da arquitetura precisam de uma revisão radical…

Mesmo estando o artigo uma referência apenas aos arquitetos, julgo que devemos todos do setor da construção efetuar uma reflexão. Sobre o consumo de energia nos edifícios, mesmo supostamente já estarmos a construir NZEB (Nearly Zero Energy Buildings), mesmo existindo muitos exemplos de edifícios autossustentáveis (em termos energéticos), será que não temos que realmente repensar a forma e necessidade de construir.

Considero que o futuro pode passar por materiais sempre mais ecológicos e naturais, ou seja utilizar por exemplo o resíduo de outras indústrias que utilizam recursos naturais, como é o exemplo da Cork House em Eton, onde a cortiça utilizada foi resíduo da produção de rolhas.

Por isso considero que o grande desafio no planeamento dos edifícios vai ser tanto com os recursos utilizados como o seu impacte nos seus utilizadores. Não nos podemos esquecer que 80% do nosso tempo é dentro de edifícios, por isso é determinante que eles sejam saudáveis, ou pelo menos não nos torne doentes…

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais