Outras formas de construir

por Cristina
0 comentário

E se em vez de tijolos, betão e estruturas metálicas usássemos cortiça reciclada a partir de rolhas para construir a sua casa? E se não fosse necessário cimento nem qualquer outro tipo de material ligante para a manter resistente à intempérie?

Durante 6 anos engenheiros e arquitetos trabalharam numa casa modelo que pode agora ser visitada em Eton, uma cidade do Reino Unido, baseada nestes princípios.

Para além da cortiça também são utilizados blocos de madeira reciclada na estrutura desta casa.

Felizmente, já se começa a dar o devido valor à cortiça, um produto nacional e com baixo impacto no meio ambiente (quando é tratado como um material sustentável e não uma exploração massiva).

A cortiça é resistente à água e um excelente isolante térmico, permitindo que esta construção mantenha as suas características estruturais durante, pelo menos, 20 anos.

Passado este tempo, a casa pode ser desmantelada e todos os materiais voltam a ser separados e reciclados.

 Com o aumento do turismo em Portugal, e consequente aumento de edifícios (seja para habitação própria, segunda casa, ou como turismo), a indústria da construção contribui em mais de 10% das emissões de CO2 a nível global. Por isso utilizar materiais reciclados pode e deve ser um passo significativo para desacelerar as alterações climáticas.

 Imagina-se numa casa de cortiça?

———————————————-/——————————————-

Boa Cristina! Eu sim, já estou a projetar uma para mim!!

 

 

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais