Overqualified: Existe?

por Susana Lucas
0 comentário

Por vezes aparece esta expressão de Overqualified, super qualificado. Será que existe?

A descrição da mesma, refere que a pessoa tem qualificações a mais para uma determinada função. Ai ainda fiquei mais assustada!

No meu ponto de vista e como diz o provérbio: “o saber não ocupa lugar”. Então porquê esta medição das qualificações de um profissional?

Já mesmo se referiram a mim com essa expressão: Já és Overqualified. What?

Sei que tenho feito diversa formação ao longo da minha vida profissional, mas não será uma vantagem? Ter conhecimento e aptidão para aprender… É assim que eu vejo, toda a formação fiz, permitiu abrir mais uma pequena janela no mundo do conhecimento. Permitiu ter mais “ginástica” mental. Além de para mim ser uma necessidade. Tenho mesmo a sensação, que se estou algum tempo sem ter formação, ficar mais “presa” mentalmente.

Mas depois medem. Já tens 2 licenciaturas, 2 Doutoramentos, 2 Especialidades, mais umas pós-graduações e formações… além de referirem, “isso não é normal”… porquê?

Em artigos de especialistas de recursos humanos referem que o importante é a capacidade que o profissional tem de aprender e não o que aprendeu… será que tem lógica? Isto significa que quem já aprendeu e quer continuar a aprender já não tem lugar no mercado de trabalho? Tem que fazer um reset do conhecimento adquirido para ser competitivo profissionalmente?

Realmente começo a ficar preocupada com a situação. Na realidade talvez seja esta a justificação para se fecharem algumas portas profissionais. É uma pena que o conhecimento adquirido seja visto como uma desvantagem. Fica a reflexão!

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais