Ficou muito triste que quase 1 ano após ter abordado o assunto tenha que voltar a ele. O que estão a fazer ao nosso recurso Tejo?
Ontem no programa Prós e contras foi o tema analisado. Da pequena parte do que consegui ver, pelos vistos a questão da poluição já tem 4 anos! Como é possível?
Não é meu costume, nem gosto de abordar os temas pela negativa… mas este faz-me muita confusão. Parece que se consegue verificar o que se está a passar e quem o responsável, contudo só se atua após o(s) incidente(s)…
Estações de Tratamento de Águas Residuais estão cada vez mais desenvolvidas, mas adaptadas a efluentes industriais, aliás existe mesmo empresas que se dedicam ao desenvolvimento de tecnologias adaptadas às diferentes tipologias de efluentes industriais… e ainda temos esta situação de descargas sem qualquer tratamento…
Aliás empresas com a mesma atividade existem em diversos pontos do Pais e pelo que se sabe não está a acontecer o mesmo que no rio Tejo.
O Tejo é o nosso maior rio, tem um impacte em diversas áreas económicas, em especial na agricultura do Ribatejo (a zona com maior potencial agrícola do Pais), pesca (eu conheço famílias que vivem da pesca do rio Tejo), turístico (existem diversas atividades inerentes ao potencial do rio), bem como parte da água que vai para Lisboa é captada no Tejo.
Por isso faz-me confusão que este assunto esteja a ser tratado de uma forma tão ligeira. Acredito que se formos mais como o Arlindo Marques se torna possível mudar esta triste realidade.
A área de tratamento de águas residuais é uma especialidade que tenho conhecimento e experiência profissional, além de estar num grupo de investigação da Universidade de Coimbra, por isso fico desde já ao dispor para ajudar. Com toda a certeza que com o contributo de todos podemos resolver esta situação… que dizem?