Um artigo interessante de Roland Clift no GreenBiz, onde é abordada a nova forma de estar profissionalmente dos Engenheiros Químicos.
Assim resumidamente temos, numa tradução livre:
Os engenheiros químicos de hoje em dia, são profissionais que aceitam a responsabilidade de evitar ou diminuir a poluição do meio ambiente pelas indústrias de processo onde atuam.
Mas a profissão deve desempenhar um papel mais fundamental na sustentabilidade. Precisamos de repensar completamente a maneira como gerimos e usamos os recursos, incluindo a energia a terra, bem como materiais.
A Engenharia química deve contribuir para esta mudança na forma de pensar, não sendo apenas considerada a componente tecnológica. A evolução da Engenharia Química tem que passar por aqui.
Por vezes esqueço-me que de primeira formação sou Engenheira Química… estou tão focada na Engenharia Civil que nem me lembro. Mas a verdade é que tudo está ligado. E ter uma componente do meu trabalho relacionada com a Sustentabilidade, com toda a certeza que a Engenharia Química me ajuda a desenvolver estratégias.
O que me parece é que com o contributo de todos a Sustentabilidade pode ser possível. Já não podemos ver as Engenharias como o caminho para a produção, construção, sem analisar os recursos que estão a ser utilizados e como pode ser otimizado o seu uso, reciclado e minimizados os seus impactes.
Assim temos o mundo fascinante da Engenharia para a Sustentabilidade!