Tivemos necessidade de precisar de um pano branco para o nosso projeto Free to Be – Associação Educar para a Sustentabilidade.
Assim como eu tenho tanta coisa em casa, e tendo como um dos meus objetivos deste ano destralhar, fiquem com a incumbência de aprovisionar o dito pano branco.
Quando cheguei a casa já vinha com a ideia deste pano. É um pano em linho, bastante fino (em parte talvez pela sua idade, que estimo estar na ordem dos 80 anos). Nunca consegui desfazer-me dele. Não sei porquê…
Quando o encontrei e abri, comecei a refletir na sua vida útil. É um pano com remendos e passajado em múltiplos (mais de 10!) locais. Quantas horas foram disponibilizadas para o manter com possibilidade de utilização? Existem costuras à mão, à máquina, diversas dimensões de passajado, impressionante a necessidade ou o querer manter útil.
Hoje em dia que tudo é descartável e com uma vida útil curta, considero que este é um ótimo exemplo a seguir. Temos que potenciar a vida dos materiais.
Já existe uma parte do tecido que está tão gasta e com tantos passajados que vamos ter que reforçar. Contudo considero que a história ou histórias por trás deste pano ainda dá mais significado à sua utilização para colocarmos Free to Be!