Presente de Natal Consciente

por Cristina
0 comentário

Rapidamente percebemos o impacto ambiental que tem um evento como a Black Friday. A maior fatia deste impacto deve-se ao que se compra, mas que na realidade não era necessário.

Essas compras levam a um aumento no número de embalagens utilizadas, ao aumento do consumo de combustível para transporte de pessoas e mercadoria e, entre outros, à compra do produto “inútil” só por si.

Este consumismo compulsivo incomoda muita gente, mas incomoda mais ainda o nosso planeta.

Por isso, e porque as tradições, como os presentes de Natal, são parte da nossa identidade não as devemos descurar nem abandonar, sem antes as tentar melhorar (quando achamos que algo não está bem), fica o apelo ao consumo consciente e inteligente.

Devemo-nos desafiar, impulsionar a nossa criatividade, e oferecer este Natal algo do qual nos possamos orgulhar – agora e daqui a 50 anos. Oferecer algo feito por nós, com carinho, reaproveitar, reutilizar e dar nova vida a objetos antigos perdidos lá em casa (um candeeiro, uma chávena, objetos que todos acumulamos…). Para além desta reciclagem natural, devemos ter preferência por comprar a pequenos retalhistas, à vizinha que faz compotas, à loja no fundo da rua que vende roupa de criança, etc.  

Querem medir a pegada ecológica dos vossos presentes de Natal?

———————————————/—————————————————

Excelente desafio da Cristina!

 

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais