Professores – Novo ano escolar e o COVID-19

por Susana Lucas
0 comentário

Estando a iniciar o ano letivo, os professores tendo em conta esta nova realidade do COVID-19 vão ter novos desafios pela frente. Da minha parte estive a fazer um curso de curta duração do International Well Building Institute que recomendo.

Assim gostava de refletir nos principais aspetos que são abordados.

Primeiro o que são os agentes patogénicos e como é feita a sua transmissão. No caso do COVID-19 tem sido verificado que o mais comum é por via direta, contacto direto entre contaminado e potencial infetado, contudo isso não significa que não possa acontecer de outras formas.

A segurança pessoal e boa higiene são sempre a primeira medida. Temos que ter presente que nos espaços estamos sempre a tocar em diversas superfícies em que outras pessoas também tocam, por isso primeiro não tocar no nosso rosto e antes de entrarmos num espaço, por exemplo sala de aula, e depois de sair, lavar sempre as mãos. Temos que evitar o contacto físico, ou seja, o distanciamento social de preferência os 2 metros, máscara e viseira de acordo com o necessário.

O ensino tem que ter uma nova abordagem e levar estas medidas e formar quem estamos a lecionar para o efeito. Será fundamental encorajar a aplicação das medidas de proteção. Aqui temos um desafio também de novas formas de interação e etiqueta social que podemos promover.

Em relação aos locais e espaços, privilegiar os exteriores e no interior promover sempre a ventilação natural. Ter sempre os locais de uso coletivo, por exemplo salas de aula, limpos, organizados e desinfetados. Deve-se igualmente verificar as nossas condições em gabinetes e como vamos interagir nesses espaços.

Nas salas de aulas temos que ter presente que trabalhos em grupo devem ser evitados, bem como os esclarecimentos de proximidade, por isso tem que se promover outras formas de trabalho e partilha de conhecimento.

Por fim temos que ter consciência que se promovermos a nossa Saúde e Bem-estar, estamos igualmente a reforçar a nossa imunidade. Temos que ter presente os sintomas, tanto em nós como nos outros e nos apoiarmos todos, pois pode ser qualquer um.

Um excelente ano escolar, desafiante para todos!

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais