Um dos desafios que temos atualmente no setor da construção é existirem profissionais do setor. E falo profissionais de toda a cadeira de valor. Está mesmo muito complicado.
Por isso tem que existir forma de resolver a situação. Ou por escolas profissionais que habilitem profissionais das especialidades, desde pedreiros, canalizadores ou eletricistas, até nível 4. Como escolas para se forma profissionais de ensino superior, como é a tecnologia do barreiro, onde temos tanto curso técnico profissional de construção civil, nível 5, a licenciatura em engenharia civil, nível 6, e o mestrado de engenharia civil, nível 7.
Posso vos dizer que atualmente existe mesmo muito trabalho na área.
Existe também uma tendência para se industrializar a construção de forma a não necessitar de muitos profissionais no local de construção, onde se tem mesmo prazos de construção muito competitivos. Contudo esta parte da solução não inviabiliza a necessidade de novos profissionais.
Temos de nos habituar e o setor da construção também a que a mudança está a acontecer na construção civil, e que todos podemos contribuir.
É com certeza uma aposta num futuro seguro.