Ontem tive a satisfação de fazer com os alunos de Qualidade e Ambiente do CTeSP Construção Civil do 2º ano, um brainstorm da parte da Qualidade que eu leciono. Gosto sempre de saber o que consideraram de mais relevante que foi abordado e o que gostariam de ter aprendido, mas não foi abordado.
Assim, tivemos uma conversa que foi parar a como as pequenas empresas de construção (que devem ser a grande maioria) podem conseguir implementar qualidade nas suas obras?
Realmente o que passo para eles é que a qualidade da construção já não é uma questão fácil dado existirem muitas variáveis que variam e muito no setor.
Quando estamos a falar de um microempresa de construção, o número de quadros técnicos torna-se ainda outra variável a ter em consideração… por isso, como considerei o tema interessante até referi que podia ser um estudo no âmbito de uma dissertação de mestrado. Pois normalmente os estudos que existem são focados em grandes obras, grandes empresas… e nas pequenas como podemos ter o controlo da qualidade estabelecido?