Reabilitação Térmica e Acústica de Edifícios – Primeiros Conceitos ou revisão de conceitos

by Susana Lucas
913 visualizações
A+A-
Reset

Hoje vou começar os conceitos teóricos na unidade curricular de Reabilitação Térmica e Acústica de Edifícios. O objetivo é que os alunos fiquem com ferramentas para efetuarem projeto de reabilitação térmica e acústica, bem como de ventilação natural.

Contudo e antes de começar na matéria propriamente dita é necessário efetuar uma revisão de conceitos. Tanto para avivar a memória como para uniformizar a base de informação. Os alunos são do Mestrado de Engenharia Civil e do Mestrado de Conservação e Reabilitação do Edificado da ESTBarreiro/IPS. Têm diversas proveniências formativas, diversas abrangências, anos de experiência profissional e até de locais (maioritariamente de Portugal mas também do Brasil).

Por isso abordar os sistemas construtivos, desde a impermeabilização de pavimentos, paredes e coberturas e pontos singulares, até aos revestimentos de pisos e paredes, coberturas inclinadas ou planas.

Esta informação permite analisar e caracterizar um edifício. Não é possível efetuar um projeto de reabilitação térmica ou acústica sem saber o que temos na constituição do edifício. Só depois de sabermos o que temos é que se pode propor medidas de melhoria térmica e acústica… até pode se chegar à conclusão que já está ótimo! Fica a reflexão!!

O que achas disto?

Partilha a tua reação ou deixa um comentário!