REGENERAÇÃO

por Susana Lucas
0 comentário

Ontem vi no instagram um artigo da Maria Granel sobre o Tema da Regeneração. A reflexão tinha como base um artigo de Herbert Girardet no Guardian, do qual se destaca: “pensar em sustentabilidade já não chega, é tempo de começar a pensar na regeneração”.

A base deste conceito vem de que se promoveram transformações tecnológicas e dos ecossistemas que alteraram drasticamente a capacidade do planeta disponibilizar recursos.

Sendo um tema que tenho tanto interesse como até necessidade de intervir. Fiz um comentário ao artigo que foi apoiado.

Assim, no meu ponto de vista, a base da Regeneração deve ser na forma de estar e começar nas comunidades locais. O conceito de Regeneração pode mesmo passar por voltarmos um pouco atrás na nossa forma de agir.

Se verificarmos como os nossos avós de ligavam à sua comunidade, participavam, intervinham e colaboravam, talvez pudesse ser um ponto de partida.

Em Portugal, somos ainda um Pais de pequenas comunidades. Por isso devia ser fácil a mudança…

A tecnologia tem por vezes afastado as pessoas da realidade, da intervenção, da partilha e colaboração. Mas pode ser uma aliada para nos ligar quando temos interesses em comum.

Por isso considero que é de todo possível darmos “um passo atrás” contudo de uma forma tecnologicamente mais vantajosa, às nossas necessidades, às nossas expetativas e exigências, ou seja, além de gastarmos recursos conseguirmos de alguma forma criar recursos.

E para mim o maior recurso são as pessoas, por isso temos que nos mobilizar. Fica a reflexão.

 

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais