
Hoje é o dia de anos do meu pai por isso foi todo dedicado a ele! O que já me tinha dito que gostava de fazer era ir ver no Museu Nacional de Arte Contemporânea (ao Chiado) a exposição de Amadeu de Sousa Cardoso. E lá fomos.
O autor teve uma vida curta, morreu aos trinta e poucos, no início do século passado, contudo efetuou uma obra significativa. Claro que sendo de Engenheira Civil o que se destacou para mim foram as obras com representação de Habitações ou partes delas, em especial janelas e postigos (à tanto tempo que não ouvia falar de postigos!).
Assim nas fotos estão 2 dos quadros com essa temática.
Mesmo tendo uma forma de representação não linear da realidade, pode-se verificar algumas das características da tipologia de arquitetura tradicional portuguesa.
Uma das questões que me despertou à atenção (primeira imagem) as casas com a “loja” no piso térreo e a zona de habitação por cima. Não é fácil de verificar de que zona de Portugal possa ser, mas esta tipologia era usual na zona norte de Portugal.
A segunda imagem leva-nos para a representação de janelas e das sua quadrículas, podendo mesmo verificar a não uniformidade das mesmas, que por acaso ainda se pode ver por exemplo em Lisboa na zona da Mouraria.
Como seria a representação de Amadeu Sousa Cardoso das habitações atuais? A linearidade da geometria já está bem mais presente… será que tínhamos uma imagem diferente do parque edificado de Portugal? Ou seria a mesma representação mas com mais pisos?