Resoluções de Ano Novo

por Cristina
0 comentário

Estamos a atravessar a altura do ano em que mais “renascemos”, onde mais pensamos em nós e durante a qual fazemos resoluções para o ano que agora se inicia.

Em conversa com uma amiga, esta disse-me que ia iniciar um ritual de banhos frios. A ideia é simples (e económica): em vez de tomar o normal banho de água morna todas as manhãs, vai passar a alternar um dia com água morna e outro dia com água fria.

Curiosa como sou, não foram suficientes as justificações que ela me deu para introduzir esta rotina e então fui procurar um pouco mais.

Sem estudos científicos que o comprovem, apenas com estudos estatísticos em amostras de população, os banhos de água fria dão um boost ao nosso sistema imunitário fazendo com que as pessoas que aderem a esta prática fiquem, aproximadamente, menos 30% de dias doentes durante o ano. A duração do banho não tem impacto, mas torna-se uma prática que fica e é prolongada no tempo. Ou seja, quem adere, não faz apenas durante umas semanas ou meses, o hábito fica enraizado e prolonga-se para lá da expectativa inicial.

Há ainda estudos que dizem que estes banhos melhoram a circulação sanguínea e aceleram o metabolismo.

Aparentemente, os benefícios não são apenas físicos: melhoram a função cerebral e ajudam a diminuir os efeitos de uma depressão.

Os banhos frios não são de todo recomendados para quem tem doenças cardíacas, uma vez que o choque da água fria na nossa pele pode afetar o ritmo cardíaco.

 

Quem vai experimentar?

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais