Quando nos encontramos a desenvolver projetos ou estamos a tentar criar novos projetos temos que ter reuniões. Atualmente até temos – infelizmente – mais reuniões online. Digo infelizmente porque considero para criar ligações, até criar pensamento conjunto o presencial é determinante. Mas além de ser presencial considero que o contacto informal ainda potencia mais as parcerias.
Vou dar dois exemplos.
No último congresso em que participei em Dublin, no dia antes do congresso, tivemos uma ida a um pub, que incluiu claro bebidas e comidas, bem como música de alguns dos participantes irlandeses do congresso, que permitiu que no dia do congresso já nos conhecêssemos, já tivéssemos visto quais os pontos em comum e que assunto gostaríamos de falar uns com os outros.
O outro exemplo, foi da minha última viagem a Bolonha, que antes da aula que estava prevista lecionar, fomos almoçar com a professora catedrática do grupo que estávamos a visitar. No almoço interagirmos de uma forma tão próxima, que a colega que tinha previsto várias reuniões da parte da tarde, esteve connosco quase todo o tempo da aula e ao final ainda nos convidou para irmos beber um aperitivo. Neste aperitivo surgiu a ideia de colaboramos com elas numa candidatura que estavam a preparar.
Por isso vos digo, é extremamente importante estar presente e se existir pelo menos um momento de forma informal, tanto melhor!