Reutilização de águas a nível das cidades

por Susana Lucas
0 comentário

A Água é fundamental para a nossa sobrevivência, em especial nas cidades onde as “fontes” desta são mais controladas… por isso como o exemplo de Lisboa em que já tem uma rede de águas reutilizadas para outros destinos – não potáveis – tem toda a lógica, razão e mesmo necessidade.

Cada vez mais, infelizmente, a água em um recurso escasso e com uma qualidade inicial – na fonte – mais difícil de tratar. Se nós apenas para cozinhar e beber precisamos de água potável, o que pode representar menos de 10% do consumo, porque o esforço de a passar toda com estas características, de potabilidade, quando precisamos para outros fins.

Por isso o uso de águas de outras “fontes” como por exemplo do tratamento de águas residuais ou então a da chuva podem muito bem ser utilizadas nos fins não potáveis.

Por isso, dado que estamos a começar novo período de chuva – espero – por favor recolham, armazenem e aproveitem a água da chuva. Se existissem reservatórios a nível das cidades, tanto subterrâneos, como os lagos naturais que se perderam, com toda a certeza na próxima época de seca poderíamos estar todos mais preparados… vamos a isso?

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais