Rio Ganges

por Cristina
0 comentário

Quem visita a Índia não o faz sem passar pelo rio Ganges. E vem certamente com uma imagem avassaladora: este é o rio mais poluído do mundo.

Cientes do impacto que este rio tem para a população, o Governo Indiano iniciou há 6 anos uma enorme campanha de limpeza e descontaminação do rio, incluindo monitorização dos resíduos industriais e um programa para tratamento das águas residuais. É um desafio com impacto em várias vertentes da sociedade e que irá demorar muito tempo até ser visível.

Milhões de litros de água não tratada são enviados para o rio diariamente. Aqui aparece de tudo: águas sanitárias, de cozinhas, da indústria (com vários tipos de poluentes, metais pesados e produtos tóxicos), etc.

A poluição é bem visível e é impactante perceber o quão imprescindível este rio é para a população: proporciona regadios, água para beber, banhos e muitos rituais Hindus.

 

O rio Ganges é o exemplo mais marcante de um problema a nível mundial. Cerca de 2,6 mil milhões de pessoas não têm acesso àquilo a que consideramos como condições sanitárias mínimas e cerca de 80% das águas residuais geradas pelo ser humano não é tratada.

Embora o Governo Indiano seja uma das muitas organizações que lutam por melhores condições, estamos perante uma crise sanitária com enorme impacto nas alterações climáticas!

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais