A água é sempre um tema que mais cedo ou mais tarde cá volto. Por que gosto. Porque considero que temos que dar mais importância. Porque é a base da vida.
Em Portugal temos tido a grande vantagem de termos genericamente bastante água e de boa qualidade. Nos últimos anos a sua disponibilidade tem diminuído tanto em quantidade como em qualidade. Ainda não foi muito dramático, mas as perspetivas não são muito animadoras.
A água está em risco. Nós estamos em risco.
É urgente em começarmos além de pensar na circularidade na água tanto nos edifícios como nas cidades. Ainda não potenciamos as diferentes qualidades que temos disponíveis e ainda por cima depois juntamos tudo nos coletores para destino final. Não precisamos de água sempre com o mesmo nível de qualidade. Podemos por exemplo aprender como os romanos, que efetuavam diversos usos da água, tendo em conta os níveis de qualidade que tinha, antes de ir para destino final. Mas podemos chegar mais além e ter a circularidade da água nas cidades. Já podemos ter tratamentos que potenciem diferentes usos. Temos que repensar o uso da água, pois esta está em risco.