Confinamentos constantes e receios com a saúde dos nossos entes queridos tornou-se recorrente por estes dias.
Temos que relativizar um pouco pelo bem da nossa saúde mental. É neste estado de espírito que hoje partilho um estudo japonês que relaciona o riso com a longevidade.
E quem melhor que os japoneses para nos mostrar que é possível envelhecer com saúde? Afinal o Japão é o país com a população mais envelhecida mundialmente.
Foi feito um estudo a 12.500 pessoas com mais de 65 anos com o intuito de descobrir como melhorar a saúde dos mais velhos.
Após avaliarem a frequência e em que situações estas pessoas se riam, estes cientistas vieram mostrar que rir com outros ajuda a manter-nos saudáveis por mais tempo. Reduz até 40% a probabilidade de ter problemas de saúde à medida que envelhecemos quando comparado com quem se ri sozinho.
É válido rir com amigos, netos, companheiros de uma vida ou até com os vizinhos.
Já vários estudos no passado vieram demonstrar que rir traz imensos benefícios para a saúde física e mental, reduz níveis de stress e ansiedade e melhora o sistema imunitário. Por sua vez, quando estamos bem e saudáveis também rimos mais, criando um ciclo positivo.
Ainda não foi descoberta uma fórmula que nos permita a todos envelhecer saudáveis, mas rir (bem acompanhado) faz certamente parte do segredo