Foi após ter visualizado um post da Ana Justo, diretora executiva da Ecovisão, sobre o Sê-lo Verde do festival Vodafone Paredes de Coura, que fui pesquisar sobre o assunto.
Assim o Ministério do Ambiente pretendeu lançar este programa “Sê-Lo Verde”, a partir de verbas do Fundo Ambiental 2017, para incentivar a adoção de boas-práticas ambientais, inovadoras e com impacto – ambiental, social, económico – nos festivais de música. Os principais objetivos são:
1) Incentivar a adoção de critérios ambientais que contribuam para uma redução de impactes e promovam o uso eficiente de recursos materiais e energéticos;
2) Incentivar a adoção de abordagens inovadoras (p.e. novas tecnologias, integração de renováveis, fomento à economia colaborativa, conceção ecológica);
3) Contribuir para a educação e sensibilização ambiental dos grupos de interesse envolvidos – promotores, marcas, municípios, espetadores e comércio local adjacente;
4) Valorização e promoção da vertente ambiental do evento, junto do público nacional e internacional, pelos promotores, marcas e instituições públicas associadas.
A concretização deste programa é feita através de:
- Definição de vetores de atuação ambiental;
- Apresentação de proposta dos promotores do evento, da qual deverá constar:
- Proposta de medidas de intervenção, de cariz inovador, para cada vetor de atuação;
- Informação sobre a monitorização ambiental: metodologia, tecnologias envolvidas.
São €500.000 de dotação via Fundo Ambiental disponíveis para apoiar medidas que vão ao encontro destas ambições, em festivais de média e de grande dimensão, para os 4 vetores ambientais designados: recursos, energia, efluentes e educação.
Como referi inicialmente o festival Vodafone Paredes de Coura já se encontra a desenvolver medidas com base nesta iniciativa e com uma pesquisa rápida consegue-se verificar que muitos outros também já estão a “abraçar” esta ideia.
Pretende-se assim que exista uma monitorização do evento de forma a verificar o seu perfil de Sustentabilidade e Pegada Ecológica, bem como de Inovação. Viva os Festivais de Verão!