Sistema Solar Térmico

por Cristina
0 comentário

Durante a época de verão nota-se um aumento da consciencialização do potencial da energia solar, quer seja para produção de energia elétrica, quer seja para produção de energia térmica. Hoje vou explicar o princípio de funcionamento da segunda: como funciona um sistema solar térmico.

Um sistema solar térmico permite o aquecimento de água através da utilização da fonte de energia inesgotável que é o sol. Esta água quente pode ser utilizada para diversos fins como para aquecimento de águas sanitárias, aquecimento central, aquecimento de piscinas ou mesmo aplicações industriais com necessidade de águas quentes.

A utilização da água quente para fins industriais será aqui abordada num artigo dedicado no futuro. Para já vamos explorar o sistema solar térmico para águas quentes sanitárias.

Este sistema é composto, essencialmente, pelos painéis solares, acumulador solar, circuito hidráulico e pelo sistema de circulação.

A radiação solar incide sobre a cobertura, normalmente de vidro, do painel solar. Quanto mais eficiente for o painel, maior é a quantidade de radiação que é absorvida e se mantém dentro do painel. Aqui, o fluido que circula dentro dos tubos que constituem o painel solar recebe o calor desta radiação. O grupo de circulação vai permitir que este fluido aquecido seja transportado, em tubos devidamente isolados, até ao acumulador. No acumulador, o fluido circula numa serpentina fechada e transmite o calor para a água. O acumulador está devidamente isolado por forma a impedir o arrefecimento da água e assim pode ser utilizada mesmo quando já não existe sol.

É aconselhável ter um sistema elétrico de recurso para aquecimento da água. Quando devidamente dimensionado (vale a pena investirem tempo na escolha para depois não haver surpresas) apenas no pico do inverno será necessário recorrer à energia elétrica para aquecer a água.

Devido ao avanço tecnológico que se tem verificado nos últimos anos estes sistemas solares já se encontram no mercado a preços acessíveis.

Para além de produzirem energia térmica a um valor residual estamos a contribuir para a redução da pegada ecológica.

—————————————————-/————————————————————

A Cristina fez uma sistematização do conceito solar térmico ótima! Espero que esta informação seja importante para a tomada de decisão de todos nós.

Da minha parte, parece que na semana passada não foi possível publicar o meu artigo na Engenharia e Construção sobre o Ciclo Urbano da Água… garantiram que será hoje!

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais