SkyCool Systems

por Cristina
0 comentário

Cerca de 17% da eletricidade consumida a nível mundial e 8% da emissão de gases com efeito estufa é devida a equipamentos de refrigeração, sejam frigoríficos (industriais ou domésticos), ar-condicionado, refrigeração de centros de processamento, etc.

Usamos estes sistemas de refrigeração porque precisamos diminuir a temperatura de um determinado espaço/produto. Diminuir a temperatura face à temperatura ambiente ou à obtida através de um processo produtivo.

Se, por um lado o aquecimento global provoca o aumento da temperatura ambiente, por outro a utilização dos equipamentos de refrigeração contribui para o aquecimento global. Ou seja, entramos num ciclo. 

Foi este o pensamento que esteve na criação do SkyCool Systems. 

É sabido também que o calor, sob a forma de energia, é transmitido para a atmosfera, ficando aí armazenado (efeito estufa). Apenas uma gama da radiação infravermelha passa da nossa atmosfera para o Universo É nesta gama que atua o SkyCool.

Através da sobreposição de materiais é criado uma espécie de painel solar que funciona como um espelho, não aquecendo quando exposto à radiação solar. Desta forma é possível manter este painel cerca de 42ºC abaixo da temperatura ambiente. Ligado a um sistema convencional de refrigeração, a eficiência do conjunto é muito superior. 

Neste momento é apenas um protótipo estando implementados alguns pilotos de teste, mas, pela amostra, promete revolucionar os equipamentos de refrigeração. 

Ainda estão a recolher voluntários para implementar pilotos. Interessados?

——————————————–/—————————————-

Eu já enviei um email para poder contribuir com uma instalação piloto. Obrigada pela dica Cristina!

 

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais