Cerca de 17% da eletricidade consumida a nível mundial e 8% da emissão de gases com efeito estufa é devida a equipamentos de refrigeração, sejam frigoríficos (industriais ou domésticos), ar-condicionado, refrigeração de centros de processamento, etc.
Usamos estes sistemas de refrigeração porque precisamos diminuir a temperatura de um determinado espaço/produto. Diminuir a temperatura face à temperatura ambiente ou à obtida através de um processo produtivo.
Se, por um lado o aquecimento global provoca o aumento da temperatura ambiente, por outro a utilização dos equipamentos de refrigeração contribui para o aquecimento global. Ou seja, entramos num ciclo.
Foi este o pensamento que esteve na criação do SkyCool Systems.
É sabido também que o calor, sob a forma de energia, é transmitido para a atmosfera, ficando aí armazenado (efeito estufa). Apenas uma gama da radiação infravermelha passa da nossa atmosfera para o Universo É nesta gama que atua o SkyCool.
Através da sobreposição de materiais é criado uma espécie de painel solar que funciona como um espelho, não aquecendo quando exposto à radiação solar. Desta forma é possível manter este painel cerca de 42ºC abaixo da temperatura ambiente. Ligado a um sistema convencional de refrigeração, a eficiência do conjunto é muito superior.
Neste momento é apenas um protótipo estando implementados alguns pilotos de teste, mas, pela amostra, promete revolucionar os equipamentos de refrigeração.
Ainda estão a recolher voluntários para implementar pilotos. Interessados?
——————————————–/—————————————-
Eu já enviei um email para poder contribuir com uma instalação piloto. Obrigada pela dica Cristina!