Soluções para Construção Sustentável e Saudável 27 – EXPOSIÇÃO SOLAR

por Susana Lucas
0 comentário

Como foi referido no anterior o ENSOBREAMENTO e a EXPOSIÇÃO SOLAR estão diretamente relacionados. Contudo existe aspeto da exposição solar que nos condicionam desde logo a localização das divisórias e que por vezes não conseguimos fazer grande coisa…

Assim temos basicamente temos que ponderar a localização das divisórias com a nosso horário de utilização da divisória, ou seja, necessidade de luz natural ou não. Por exemplo uma sala usualmente é utilizada mais ao final da tarde, por isso pode ter janelas para sul e oeste. No quarto dado que estamos usualmente no início do dia, pode estar mais para este. A cozinha é normalmente utilizada em diversos períodos do dia, por isso deve estar com luz direta o máximo de tempo, o Sul seria o aconselhável. Mas como referi, podemos não conseguir fazer o ideal…

Em termos de SUSTENTABILIDADE a exposição solar é determinante para otimização a luz natural. É sempre fundamental potenciarmos a entrada de luz natural.

Se analisarmos a SAÚDE e BEM-ESTAR a exposição solar é sempre relevante para questões de descontaminações, como se referi anteriormente, pelos ultravioletas que a luz do sol tem no seu espetro.

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais