Soluções para Construção Sustentável e Saudável 51 – ESTRUTURA OTIMIZADA

por Susana Lucas
0 comentário

Na sequência do assunto da Flexibilidade dos espaços, que abordamos a semana passada, a questão da otimização da estrutura é igualmente um aspeto a ter em consideração para termos edifícios mais Sustentáveis e Saudáveis.

Devemos mesmo verificar ou confirmar as necessidades tanto numa fase inicial do projeto como efetuar uma revisão do projeto antes de se iniciar a obra. Eu posso vos dar o exemplo do edifício que estou agora a realizar em Famalicão da Serra que quando estava a ser preparada a estrutura para ser pré-montada, tivemos a verificar os vãos e alteramos os mesmos, tanto para os uniformizar em termos dimensionais, como para otimizar a estrutura pré-fabricada das paredes. Isto não significa que a solução base estava mal, significa que se pode otimizar/melhorar.

Em termos estruturais aí também pode e deve efetuar uma revisão de acordo com as reais necessidades. Podemos ter mesmo uma elevada segurança que pode ser parcialmente “liberta” por questões funcionais ou mesmo de betão (já tive estruturas em betão que tinham tanto ferro que o betão não entrava de forma uniforme… apenas a componente mais líquida).

Assim a otimização é um aspeto que em termos de SUSTENTABILIDADE pode mesmo a levar a uso de menos material, em termos de SAÚDE e BEM-ESTAR podemos estar a melhorar as condicionais funcionais de uso dos espaços.

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais