Soluções para Construção Sustentável e Saudável 67 – ESTALEIRO COM BAIXO IMPACTO AMBIENTAL E NA SAÚDE

por Susana Lucas
0 comentário

Quando se desenrola a construção de um edifício é sempre necessário ter em consideração as questões ambientais, que por sua vez podem condicionar mesmo questões de saúde.

É usual numa obra, termos resíduos, termos barulho, termos pó no ar. Por isso sendo aspetos comuns de uma construção é importante desde logo garantir todas as medidas possíveis para minimizar estas questões de forma a minimizar o seu impacto ambiental. Além disso estes aspetos podem igualmente influenciar a saúde, os resíduos se não tiverem devidamente condicionados podem promover quedas, o barulho se for a níveis elevados influencia diretamente os trabalhadores como também as poeiras.

Hoje em dia já temos tanto medidas de autoproteção como de proteção coletiva que podem ser utilizadas em obra de forma a minimizar todos estes impactos, contudo será igualmente importante planear com antecedência que atividades podem condicionar a saúde dos trabalhadores bem como efetuar medidas de adequado destino final dos resíduos produzidos.

Se existir mesmo impossibilidade de minimizar estes impactos podemos sempre ter zonas de “descanso” da influência direta destes. Não é de todo comum, contudo se pensarmos que algum tempo de descanso pode melhorar a eficiência do trabalho com toda a certeza se ponderava mais…

Outra questão é a segurança, existe usualmente sempre questões de roubos relacionadas com os estaleiros das obras. Vi por estes dias uma ideia na nova Zelândia, de proteção com painéis solares – ver a imagem – que me parece uma excelente ideia!

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais