Soluções para Construção Sustentável e Saudável 71 – PLANEAMENTO DE OBRA

por Susana Lucas
0 comentário

Nas Obras sempre foi uma parte que me fascinou, planear, prever, saber o que está previsto, saber o que se tem que afetar. Quando estava em obras públicas, é mesmo necessário ir acompanhando semanalmente para não existir atrasos indevidos. Agora que estou nas minhas obras particulares, para mim, aqui é diferente. Primeiro porque tenho equipas pequenas para gerir. Além de pequenas distintas. Não tendo propriamente um prazo curto para realizar a obra, em especial agora em Famalicão da Serra, em Peniche tinha mais a “necessidade” de a ter em breve. O importante é ter um fio condutor.

Dou um exemplo. Em Peniche toda a pré-instalação de águas e eletricidade foi efetuada antes da colocação da cortiça no interior das paredes exteriores. O que aconteceu? O trabalho de colocação da cortiça demorou muito tempo uma vez que foi quase um puzzle de preenchimento. Agora em Famalicão já combinei com o eletricista de que só depois da cortiça com o mesmo finalidade estar pronta é que se coloca os negativos das tubagens. Julgo que assim podemos otimizar o tempo.

O planeamento por vezes é algo que se vai aprendendo com o realizar obras da mesma tipologia, ou seja, vamos aprendendo as prioridades e as simultaneidades que se podem realizar. E como tempo é dinheiro é sempre importante se realizar bem este planeamento.

Outro exemplo, dado que tinha disponibilidade financeira em dezembro passada aprovisionei materiais para a obra, que agora, passado quase 9 meses ainda não foram utilizados. Tive uma grande sorte destes materiais não terem ficado queimados nos incêndios de Famalicão da Serra, pois posso vos dizer que se tivesse que os comprar agora tinha que despender mais cerca de 40%…

Por isso, planear!

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais