Soluções para Construção Sustentável e Saudável 73 – GESTÃO OBRA

por Susana Lucas
0 comentário

A gestão de obra sempre foi uma área que gostei. Contudo é muito desafiante, como qualquer gestão de equipas e recursos. O planeamento adequado é uma excelente ajuda para tudo correr melhor. Este aplica-se mais a obras públicas do que a obras particulares, onde temos pequenas e diversificadas equipas, que podem mesmo não ter experiência de trabalhar em conjunto nem de planear o trabalho que é necessário fazer.

Dou-vos 2 exemplos. Quando fiz a minha casa, há mais de 20 anos, tinha uma equipa de eletricistas que ainda e vinham tantas as vezes à obra que cheguei a questionar diretamente se iriam ter algum lucro do trabalho. Aliás sempre foi e ainda é a maior falha da casa…

Agora em Famalicão, que efetuei a parte estrutura e revestimentos exteriores há cerca de 5 meses ainda não consegui um orçamento para a execução dos acabamentos interiores, muito menos saber quando são iniciados os trabalhos. Se apertar muito pode mesmo dizer que não tem tempo, se não relembrar pode ficar mesmo no esquecimento…

A gestão de obra tem com certeza uma diversidade de variáveis que condiciona, mas também ser bastante desafiante, para quem gosta!

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais