Soluções para Construção Sustentável e Saudável 84 – ATUALIZAÇÃO DO PLANO MANUTENÇÃO

por Susana Lucas
0 comentário

No final do ano de 2022 tive a satisfação de um aluno de mestrado ter discutido a sua dissertação sobre o tema de plano de manutenção, no caso da Biblioteca Nacional de Portugal. Quando tivemos a rever o texto tendo em conta as excelentes notas da arguente, Fátima Farinha, da UAlgarve, um dos temas que abordamos foi a necessidade de atualização do plano de manutenção. Temos quem ter presente que os edifícios têm – usualmente – uma esperança média de vida de cerca de 50 anos. Se esta previsão não se materializa em edifícios habitacionais convencionais, quanto mais num edifício que é uma infraestrutura de relevância nacional.

Assim, um dos aspetos que temos de ter em conta, a necessidade de se atualizar o plano de manutenção. Pois ao longo do tempo além de um edifício poder ter algumas alterações sou mesmo obras, os requisitos também podem ser outros, bem como o estado de degradação dos seus constituintes. Por isso além de existir necessidade de um plano de manutenção, temos de perspetivar a sua atualização e adaptação às características reais do edifício.

Com que periodicidade se deve atualizar o plano de manutenção? Ou tem que se considerar que a partir de um dado indicador, por exemplo uma percentagem de renovações, devemos atualizar o plano? Com toda a certeza será um assunto que tem de ser visto caso a caso.

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais