Hoje venho falar de um assunto que talvez esteja a afetar uma grande maioria: a humidade nas casas. Claro que termos um tempo mais frio e chuvoso leva a existir mais humidade no ar e depois como aquecemos ou pelo menos tentamos aquecer as casas, existindo diferenças térmicas consideráveis entre o exterior e interior lá aparece a humidade… mas a principal causa é mesmo a falta de isolamento da envolvente das habitações e por isso lá temos as manchas de humidade.
Realmente é uma pena ainda existe uma grande falha na construção em especial em alvenaria em que já está mais que estudadas as pontes térmicas, sabemos o que fazer para estas não ocorrerem, até normalmente está prescrito no projeto, mas depois não é garantido o isolamento contínuo entre os diferentes materiais construtivos e lá bem o problema…
Não podemos esquecer que esta situação não ajuda em nada o bem-estar e mesmo a saúde dos habitantes, podendo mesmo em algumas condições poder causar sérios problemas de saúde.
Para salvaguardar e melhorar qualquer questão de humidade a principal dica que vos deixo é não deixar entrar… como? Isolamento pelo exterior, para não deixar passar para dentro!
2 comentários
Boa tarde. Desde já queria lhe agradecer pelo que fazes e como disponibilizas o conhecimento. Estou a ler o seu livro “da manutenção preventiva…”, estou ainda no começo (pag. 21).
Morei grande parte da minha vida no Brasil, mas sou alentejano. O meu instagram de engenharia (patologias), pouco usado, é: @ENG.JOSELUISSERZEDELO.
Na medida do possível vou lhe dando “feed back” do seu majestoso trabalho.
José Luis Duarte Silva Serzedelo de Almeida
Muito obrigada, de coração cheio com as tuas palavras!!!