Nos últimos tempos temos tido notícias fantásticas da Suécia, a reciclagem é tal que neste momento estão com algumas dificuldades de produção de energia, que parte era efetuada com os resíduos domésticos orgânicos. Não devia ser assim por todo o lado?
Pois devia, mas não é… por cá ainda estamos a aumentar a quantidade de resíduos totais produzidos e a reciclagem já foi bem melhor… então o que se passa?
Julgo que o principal ponto será cultural. Eles têm uma visão muito de comunidade. Contribuir para o bem comum. Ter a perceção que se cada um ajudar, todos ganhamos com isso. Como nunca lá foi, esta é só a minha perceção, mas é capaz de não estar muito longe da verdade…
Acredito que temos que primeiro mudar mentalidades. O que não é nada fácil. Por isso se pretendermos reduzir os resíduos e aumentar a reciclagem, a curto espaço, aqui em terra Lusas, terá que ser com benefícios diretos nas pessoas. Ou pelas máquinas que oferecem descontos em superfícies comerciais ou então por um ranking mensal de reciclagem, por área de envolvência de cada ecoponto, com redução na fatura do mês seguinte….
Devem com toda a certeza existirem outras estratégias… querem partilhar?