Sustentabilidade e Criatividade das Crianças

por Susana Lucas
0 comentário

Sendo o Dia da Criança gostava de lembrar uma experiência fantástica que tive há cerca de 5 anos, onde efetuei a dinamização de uma oficina sobre Sustentabilidade com crianças… já passou tanto.

A Santa Casa da Misericórdia da Azambuja desafiou-me para efetuar a dita oficina, com o intuito de apresentar o conceito de Sustentabilidade a um grupo de cerca de 50 crianças entre os 5 e 11 anos.

Como considero que as crianças podem ser mais criativas do que à partida possamos imaginar, considerei que iria dividir a dita oficina em 4 partes. Inicialmente a apresentação de forma simples do conceito de Sustentabilidade em especial com vídeos, sendo alguns do tipo banda desenhada. Depois os desafios, já formados em grupos: Eu mais Sustentável, A Minha Casa Mais Sustentável, A minha Terra mais Sustentável. Tinham para cada desafio uma folha para preencher já dividida em Económico, Ambiental e Social.

E sabem que mais? Foram espantosas as respostas.

Desde convidar um mendigo para almoçar, até os ecopontos estarem mais bem distribuídos na Vila, a uma linha de água estar mais limpa para poderem passear junto desta, tudo foi possível.

Assim dado que estamos numa fase de início do desenvolvimento dos programas eleitorais locais desafio candidatos a ouvirem o que as crianças têm a dizer! Acreditem que se vão surpreender muito e pela positiva… dêem-lhes um tema e vejam as respostas. Fica o desafio!

 

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais