Sustentabilidade e depois…

por Susana Lucas
0 comentário

Na passada 6ª feira fui efetuar uma apresentação no congresso da APOGEP, cujo título era “De olhos postos no futuro.” Assim a convite do Miguel Melo, no painel da Sustentabilidade apresentei uma abordagem para o futuro da Sustentabilidade.

O nosso ponto de partida, ou o que nós conhecemos agora, são alterações climáticas tendo em conta os dados que temos, de diferenças de temperatura do que era expetável, precipitação com regimes distintos dos expetável, fenómenos naturais extremos com uma maior recorrência e outras ocorrências – naturais ou não – com dimensão muito acima dos expetável, com os incêndios. Em termos de Descarbonização, de acordo com a Climate Action 2016, temos como desafios na produção elétrica, no parque edificado, transportes, industria, agricultura, administração pública e cidades. As pessoas, a sua produtividade, o seu bem-estar, criatividade, absenteísmo e saúde estão a ser colocados em causa e representam um valor muito significativo para as empresas.
Assim tendo em conta que a natureza não precisa de nós, que todo o que está a acontecer a ela não lhe afeta, porque tem capacidade para evoluir, nós temos que nos adaptar…

Temos como meta Zero de carbono, já existem diversos países que o definiram até 2050. A Circularidade tem que estar presente, mas com base nos recursos, mesmo que eles sejam resíduos, repensar, recusar, reduzir, reutilizar e só no fim reciclar. A nossa Resiliência para a prevenção de riscos, capacidade de adaptação À mudança, superação de obstáculos e evolução com a realidade. E o saudável tanto na alimentação, nas amenidades, atividade, ar, o ecológico, a luz e plantas.

No meu ponto de vista este são os nossos desafios para a nossa Sustentabilidade. E vocês o que acham?

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais