Sustentabilidade Financeira

por Cristina
0 comentário

A inflação tem subido, o preço dos bens básicos tem aumento e, à boleia destes aumentos, começa-se a falar cada vez mais em literacia financeira.

Surgiu assim uma nova moda no Tik-tok, desta vez positiva (no meu ponto de vista) para mostrar o verdadeiro valor do dinheiro aos mais jovens. Utilizar dinheiro em vez de cartão de crédito para fazer compras e poupanças. A ideia é guardar o dinheiro num envelope ou num frasco e usar para o fim pré-determinado. Por exemplo, um envelope com dinheiro para refeições fora onde colocamos por semana 10€. O envelope vai enchendo e esvaziando à medida que poupamos ou gastamos. Se não tiver dinheiro nesse envelope, sabemos que não podemos ir jantar fora. Este conceito pode ser aplicado para pequenas futilidades ou para poupanças mais sérias como para as propinas da faculdade ou para um computador.

Os pagamentos com cartão ficam muitas vezes associados a sentimentos de prazer por nos trazerem algo de bom em troca e não nos apercebermos do dinheiro a sair.

Num Mundo cada vez mais digital, há pequenos truques que podemos usar para nos trazer “de volta à Terra”!

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais