Na semana passada tive uma grande satisfação com 2 alunos de mestrado de Engenharia Civil da ESTBarreiro/IPS que conseguiram terminar as suas dissertações com a sua discussão. Desde já os parabéns à Ana Cabrita e ao Mário Rodrigues.
Ambos os temas desenvolvidos foram de bastante interesse (pelo menos para mim!) mas hoje gostava de apresentar o trabalho do Mário relacionado com a Sustentabilidade no projeto do terminal de contentores do Barreiro.
O território do Barreiro tem sido nos últimos, pelo menos, 100 anos, uma zona fortemente industrial onde os aspetos ambientais e sociais foram descorados em detrimento do aspeto económico.
Existe um parque habitacional algo envelhecido com uma regularidade de construção de baixa qualidade e falta de manutenção que agravam a situação da evolução da degradação. Em termos industriais existiu um abandono de diversas instalações e a sua deterioração.
Mas em reunião tanto com o responsável do planeamento da Câmara Municipal do Barreiro como da Administração do Porto de Lisboa, verificamos que existe uma preocupação com a futura ocupação do espaço com o projeto do terminal de contentores do Barreiro, bem como a sua ligação com a cidade. Podendo o projeto em si ter ainda alguns ajustes ou conceitos distintos, o que se considera é que este projeto é para avançar.
Consideramos que sendo a zona onde se perspetiva a localização do terminal de contentores numa zona degradada e com diversas estruturas abandonadas, mas não longe da cidade, poderá existir um conceito de ligação entre as duas realidades, cidade e polo industrial.
Na dissertação foram analisados diversos casos de sucesso em diversos países desde Europeus a Asiáticos, tendo-se verificado que esta ligação é possível, aconselhável e Sustentável!
Assim os territórios em que se pretende desenvolver novos projetos podem ser “motores” de mudança para a sustentabilidade, tornando os territórios como espaços de todos e para todos, com dinamização de diversas infraestruturas e espaços de lazer.
O Barreiro pode ser um exemplo de sucesso de uma cidade sustentável continuando com uma zona industrial mas dentro de um território sustentável e como um potencial elevado para trabalhar e viver, fica o desafio!
2 comentários
Valuable info. Lucky me I found your website by accident, and I’m shocked why this accident did not happened earlier! I bookmarked it.
Hello there! Thank you very much for the kind and encouraging comment.