• BLOG
  • SOBRE MIM
  • SUSTENTABILIDADE
    • Instalações Desportivas
    • Territórios e Comunidades
    • Serviços
  • ENGENHARIA
  • INOVAÇÃO
    • Projetos e ideias
    • Serviços
  • CONTACTOS

Avaliação da Sustentabilidade dos Territórios e Comunidades

Este projeto surgiu no seguimento e com base da Resolução do Conselho de Ministros n.º 61/2015 – Cidades Sustentáveis. Passou-se do conceitos de cidades sustentáveis para os territórios e comunidades para que cada concelho, independentemente da sua dimensão.

Pretende-se assim disponibilizar uma ferramenta gratuita de avaliação da Sustentabilidade com base nos 4 eixos estratégicos: Inteligência & Competitividade, Sustentabilidade & Eficiência, Inclusão & Capital Humano e Territorização & Governança.

Esta ferramenta será uma forma de aferição, no ponto de vista da sustentabilidade, como está o território e comunidades do concelho, sendo verificados os pontos positivos e os menos positivos.

Como está dividida a Sustentabilidade na avaliação?
A quem se destina esta avaliação de Sustentabilidade?
Qual o output da avaliação da Sustentabilidade?
Quais os passos para a Sustentabilidade do concelho?
Como está dividida a Sustentabilidade na avaliação?

Genericamente a avaliação encontra-se dividida nos 4 eixos estratégicos definidos RCM 61/2015. Cada uma das vertentes apresentam-se divididas em diversos critérios para os quais existem diversas questões a serem respondidas para verificação da Sustentabilidade. As questões apresentam apenas 5 hipóteses de resposta, desde Não aplicável a Em revisão, sendo possível, e por vezes necessário, enviar informação adicional em formato PDF ou indicação de link para acesso à informação.

A quem se destina esta avaliação de Sustentabilidade?

Esta avaliação é para ser efetuada à partida por qualquer concelho do território Nacional. É gratuita, sendo enviado posteriormente (num prazo máximo de 15 dias) um relatório da avaliação bem como a posição (ranking) do concelho em relação aos anteriormente avaliados.

Qual o output da avaliação da Sustentabilidade?

No relatório vão ser apresentados resultados por vertente e global. Os resultados têm como base uma escala de desempenho que vai de E a A+, onde E se aplica quando nada é efetuado nessa vertente e A+ quando é feito mais do que o sistema de avaliação define.

Considera-se que esta ferramenta pode permitir:

– Aferir do nível de sustentabilidade do concelho;

– Efetuar uma avaliação anual para verificar a evolução;

– Conseguir comparar a sustentabilidade nos concelhos.

Caso exista alguma especificidade que considerem que seria relevante ter em conta, podem igualmente enviar essa informação.

Quais os passos para a Sustentabilidade do concelho?

Considera-se igualmente que os concelhos devem implementar o seguinte:

PES – Programa Estratégico de Sustentabilidade (com 5 a 10 anos para execução);

3AS – Acompanhamento e avaliação anual do desempenho da Sustentabilidade do Concelho;

RAS – Relatório Anual de Sustentabilidade;

P2AS – Plano de Ação Anual para a Sustentabilidade.

Eu e os meus parceiros ficamos ao dispor para colaborar na elaboração de qualquer um dos documentos definidos. Questões: territorios@seibysusana.com

Tendo o próprio sistema de avaliação de sustentabilidade um processo de revisão, qualquer contributo para a sua melhoria na próxima revisão é bem-vindo!

Quero pedir uma avaliação de sustentabilidade

Entretanto no blog…

Nova Geração de Políticas de Habitação

24 Abril, 2018Susana

Foi ontem publicado pelo governo uma proposta de nova política de habitação. Segundo o jornal Expresso, do pacote legislativo da Nova Geração de Políticas de…

Ver Mais

Hostel solidário em Lisboa

23 Abril, 2018Susana

Conhecem a ImpacTrip? Sugiro uma pesquisa e não se arrependerão. A ImpactTrip vai abrir a Impact House, um hostel de carbono zero, hoje em Lisboa….

Ver Mais

Sustentabilidade com HBIM

18 Abril, 2018Susana

Mais uma reflexão após o congresso da semana passada da Virtual Heritage Network, em Dublin, depois da conversa com Pedro Luengo da Universidade de Sevilha…

Ver Mais
Ir para o blog

© 2017 SEI by Susana Lucas

Projeto de Execução para Requalificação do antigo edifício da GNR – Centro de Investigação de Património Cultural de Palmela

No programa preliminar encontrava-se definido que o Município de Palmela pretende, no âmbito do Plano de Ação de Regeneração Urbana – PARU, reabilitar o edifício onde funcionou o quartel da GNR, tendo como objetivo a criação de um novo espaço para instalação do Centro de Investigação de Património Cultural de Palmela, com valências que permitam a análise, estudo e investigação sobre Património Arqueológico e a incorporação, salvaguarda e preservação em reserva da coleção arqueológica do Museu Municipal e respetiva área de laboratório. A proposta de intervenção passa assim por manter a volumetria e identidade do edifício principal, a abertura dos vãos nas fachadas (à exceção da entrada tardoz) e os acabamentos exteriores. A principal alteração a nível do exterior ocorre no novo volume à direita, que será implantado continuamente ao edifício principal e que será revestido a chapas perfuradas para assumir a nova construção de uma arquitetura mais contemporânea, promovendo a distinção deste corpo novo a construir, permitindo que este seja um elemento de destaque, publicidade e valorização no âmbito do uso previsto.

Está agora a decorrer a fase de projeto de execução.


No presente trabalho descreve se o estudo efetuado para a infraestrutura desportiva de grande dimensão, o Estádio da Luz – Estádio do Sport Lisboa e Benfica, no que diz respeito à importância de estudar o sistema de aproveitamento de águas pluviais, uma vez que o investimento inicial estava praticamente concluído. Foi proposto pelo próprio Estádio para que fosse efetuada uma analise apenas técnica, referindo a análise dos procedimentos adotados no seu dimensionamento, tendo em conta a sazonalidade da precipitação e as necessidades de consumo, exclusivamente para a lavagem das bancadas.

Este trabalho foi realizado no âmbito do conceito de aproveitamento de água pluvial para rega em estruturas desportivas, tendo como caso de estudo o Estádio da Luz – Sport Lisboa e Benfica. Consiste, na avaliação da possibilidade de utilização/benefício associado à utilização da água pluvial para a rega do relvado do caso de estudo, em função das características da estrutura, dos registos pluviométricos e da qualidade da água pluvial. Com a implementação do sistema de aproveitamento de água pluvial no estádio, o consumo de água potável é reduzido em 63%.

O objetivo desta dissertação foi estudar a possibilidade de aplicar soluções que procurem a sustentabilidade, reduzindo os consumos e o impacte que os edifícios desportivos têm no ambiente. O caso de estudo é a Piscina Municipal de Corroios, situada no concelho do Seixal. Durante este trabalho foram estudadas um total de 8 soluções, que nas suas diversas vertentes, aumentariam a sustentabilidade segundo o sistema LiderA (Sistema nacional de certificação da sustentabilidade). Além do estudo de soluções, foi elaborado para cada solução, sempre que se justificasse, uma análise da viabilidade económica.

A Sustentabilidade na Gestão de Infraestruturas Desportivas é possível em qualquer fase do seu ciclo de vida, podendo ser desde uma pequena mudança até à aplicação de um Sistema de Gestão para o efeito. As cidades devem potenciar mecanismos para a promoção da Sustentabilidade no seu território, em especial nas grandes instalações, para o impacte na redução de emissões de CO2 ser significativo.

No âmbito do trabalho de doutoramento desenvolveu-se um Sistema de Gestão Dinâmico para a Sustentabilidade dos Estádios. Este Sistema apresenta diversos mecanismos que devem ser utilizados para a promoção da Sustentabilidade na Gestão dos Estádios, sendo iniciado através de uma Avaliação do Desempenho Inicial da Sustentabilidade.

Realizei a primeira formação de formadores de SouthZEB em Portugal (2015), tendo obtido aprovação nos 10 módulos e lecionei formação em 2 módulos na formação já realizada (2016).

No próximo dia 28 de Abril (2017) irei lecionar o módulo de Sustentabilidade e Eficiência Energética em Piscinas, cujos conteúdos programáticos são:

  1. Conceitos Fundamentais
  2. Enquadramento Nacional
  3. Sustentabilidade na Construção
  4. Sustentabilidade no Desporto
  5. Sustentabilidade em Piscinas
  6. Gestão da Sustentabilidade em Piscinas

LiderA – Assessoria Técnica na Avaliação do Edifício do CPS

Acompanhamento como assessora do Sistema de Avaliação da Sustentabilidade da Construção, LiderA do processo de certificação do edifício, tendo obtido a classe A++ (2016).

>>Ver vídeo<<

Espero em breve ter novidades, ainda em 2017!!!!

Relatório técnico de capacidade estrutural de possíveis alterações das divisórias, no prédio sito na Rua Padre António Oliveira, n.º 14ª – R/C, Caxias – Parecer Técnico de Estabilidade (2016)

Foi efetuado o seguinte trabalho:

  1. Análise Estrutural dos Elementos Existentes;
  2. Parecer Estrutural à proposta de Alterações, com justificação técnica;
  3. Conclusão Técnica.

Fiscalização da empreitada de conceção – construção ETAR Norte Leiria (2005-2006)

A maior Obra onde estive, de cerca de 15.000.000,00€, 200 trabalhadores, onde desenvolvi trabalho na equipa de fiscalização durante cerca de 6 meses. Nas atividades estava incluído o controlo de planeamento (verificação semanal e mensal do andamento dos trabalhos), controlo de construção (qualidade de materiais e de execução) e controlo financeiro (autos de medição).

Revisão de projeto e processo de concurso para a substituição das prumadas de abastecimento de água fria e água quente do hotel alif – campo grande (2016)

Foi efetuado o seguinte trabalho:

  1. Revisão do Projeto Existente com verificação da funcionalidade do sistema para as atuais condições funcionais, incluindo relatório da revisão de projeto
  2. Cálculo Hidráulico das novas prumadas, tendo como base a eficiência funcional das mesmas
  3. Esquema de Princípio de funcionamento das novas prumadas
  4. Medição de quantidades de materiais, acessórios, sistemas de fixação e mão-de-obra para os trabalhos necessários para a execução das novas prumadas
  5. Caderno de Encargos, com definição de pressupostos de planeamento de obra, especificações de materiais e todos os requisitos a terem em conta na obra, comissionamento, ensaios de pré-arranque e início de funcionamento da instalação
Sustainability Assessment of Stadiums

 

Just fill out the completed survey and within a period of 15 days maximum, the Report of Sustainability Assessment Stadium will be sent to the email that is indicated below. We remain available to clarify any doubts in stadium@seibysusana.com


Avaliação de Sustentabilidade

 

Basta ser enviado o inquérito preenchido e num prazo máximo de 15 dias, será enviado o Relatório de Avaliação da Sustentabilidade do Território e Comunidade para o email que for indicado abaixo. Fico entretanto ao dispor para esclarecer qualquer dúvida em territorios@seibysusana.com.


Pede já a Avaliação da Sustentabilidade do Estádio!

 

Basta ser enviado o inquérito preenchido e num prazo máximo de 15 dias, será enviado o Relatório de Avaliação da Sustentabilidade do Estádio para o email que for indicado abaixo. Fico entretanto ao dispor para esclarecer qualquer dúvida em stadium@seibysusana.com.