Territórios Urbanos de baixo carbono

por Susana Lucas
0 comentário

De acordo com a tese de doutoramento da Joana Mourão, para planear territórios urbanos com menores emissões de carbono é imprescindível produzir diagnósticos sobre o seu metabolismo urbano e estimativas dos efeitos da urbanização neste metabolismo (cenários). Para isso é necessário;

    • Informação estatística específica
    • Metodologias coerentes de diagnóstico e de cenarização
    • Convergência entre projetos e objetivos ambientais

A maior parte do planeamento urbano será sujeito ao um controle direto dos seus efeitos ambientais, em particular em termos de emissões (ex. Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano).

Planear o fluxo energia-carbono implica olhar para os instrumentos de gestão territorial, PDMS, PUS e projetos urbanos e definir regras ou medidas e ações que levem a reduzir a energia que entra no sistema urbano e por isso a reduzir a saída das emissões de carbono. Implica também avaliar os impactos das ações prevista num plano em termos de reduções quantitativas de emissões ao longo do tempo.

Este é um exercício complexo de prospetiva que se faz a partir da definição de cenários que é necessário fazer, pois ninguém pode prever o futuro, apenas prepará-lo e comparar hipóteses.

Assim à partida parece uma equação quase impossível de definir, quanto mais de resolver. Na minha perspetiva parece-me que deve ser efetuado por partes, ou seja, analisar / exigir a nível das unidades físicas da cidade, tanto habitacionais, instalações ou espaços urbanos, bem como viários. Depois de ser efetuada uma definição nas partes efetuar a análise global, ou seja, se tivermos baixo carbono nas unidades da cidade ai temos que nos preocupar como as entradas e saídas desta, certo?

A última parte da equação é a evolução da cidade e a previsão ou simulação da mesma pode não ser a que na realidade acontece, mas aqui é que não será fácil sem bola de cristal…

 

 

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais