Transportar a natureza para dentro dos edifícios

por Cristina
0 comentário

Estamos muito habituados a que nos falem dos benefícios das atividades ao ar livre e do contacto com a natureza.

Numa das minhas pesquisas em construção eficiente encontrei várias referencias a light shelves. Estas são superfícies horizontais que refletem a luz solar para o interior das salas/edifícios. São colocadas acima da linha dos olhos e a camada superior tem níveis de reflexão da luminosidade muito elevados, permitindo a reflexão da luz solar no teto do interior dos edifícios. Além de permitirem a entrada da luz também fazem sombra nas janelas que se encontram abaixo da sua linha. Desta forma é possível diminuir a necessidade de iluminação artificial e de climatização.

Encontrei também alguns estudos que falam das vantagens de colocar uma fina camada de água nesta prateleira. Além da eficiência explicada acima, este método tem impacto na saúde dos utilizadores do edifício.

O vento provoca pequenos movimentos desta água, movimentos estes que serão refletidos no teto.

Para os ocupantes do espaço, estes movimentos funcionam como um método de relaxamento, diminuindo a frequência cardíaca e por sua vez o stress.

Parece-me uma excelente forma de melhorar a qualidade de vida dentro dos edifícios, onde passamos mais de 80% do nosso tempo. Concorda?

—————————————————————-/—————————————————————————

Mais um artigo muito interessante da Cristina, parece-me que temos mesmo que analisar os edifícios como espaços onde estamos muito tempo, por isso as condições de conforto são fundamentais!

Da minha parte na Engenharia e Construção estou numa versão mais de férias e apresento 2 tipos de piscinas não convencionais.

Comentem!

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais